O que é o Modelo de Informação do Activo - AIM?


O Modelo de Informação do Activo (Asset Information Model – AIM) é um termo usado para descrever um conjunto de informações reunidas de todas as fontes que suportam a gestão contínua de um activo.



O AIM serve como uma única fonte de informação validada e aprovada que se relaciona com um activo construído, e usada durante a fase operacional de um edifício. É um termo que se pode relacionar a um único activo, a um sistema de activos combinados ou a todo o portfólio de activos de uma organização.



Diagrama representativo interação PIM-AIM
Diagrama representativo da interação PIM-AIM
Onde se encaixa a produção do AIM no fluxo de trabalho do Processo BIM?

Eu sigo um conjunto de normas PAS 1192 que fornecem processos definidos para a colaboração entre modelos compartilhados/desenvolvidos para padrões comuns, incluindo coordenação de modelos, gestão de interface e controlo da qualidade de informações.

O Modelo de Informação do Projecto (Project Information Model - PIM) é desenvolvido durante a fase de projecto e construção, em resposta aos requisitos estabelecidos nas Exigências de Informações do Empregador (Employers Information Requirement - EIR). O PIM normalmente consiste num modelo de informações de construção federado (um conjunto de dados,  documentação gráfica e não gráfica). Começando como um modelo de “projecto preliminar”, o nível de detalhe aumentará e, eventualmente, tornar-se-á um modelo de construção virtual contendo todos os objectos que precisam ser fabricados, construídos ou instalados.

Na conclusão do projecto, as informações necessárias do PIM são transferidas para o AIM de acordo com os processos e dados definidos no EIR.

Que informações estão contidas no AIM?

O AIM compreende modelos, dados, documentos e outros registos relacionados ou necessários para a fase operacional de um activo.

Pode incluir informações descrevendo a intenção do projecto original, detalhes de propriedade, trabalho de pesquisa realizado, detalhes do desempenho operacional, bem como modelos 3D desenvolvidos no projecto.

Quem usa as informações no AIM e para que finalidade?

O AIM é usado por clientes, utilizadores finais ou gestores de instalações à medida que um edifício entra nas fases de operação e/ou em uso do seu ciclo de vida.

O proprietário/ocupante do edifício usará estes dados e informações contidos no AIM para responder aos Requisitos de Informações Organizacionais para suportar as operações comerciais.

Os gestores de activos usarão os dados contidos no AIM para gerir as suas actividades de maneira eficaz.

O AIM deve fornecer um conjunto de dados de activos totalmente preenchidos que pode, se necessário, ser usado por sistemas de gestão de instalações auxiliados por computador (CAFM). Esses softwares permitem que os gestores de instalações planeiem, executem e monitorizem actividades necessárias para fornecer manutenção proactiva e reactiva, explorar a configuração do espaço e gerir movimentações.

“O Modelo de Informações de Activos ou AIM é um termo usado para descrever o conjunto de informações reunidas de todas as fontes que suportam a gestão contínua de um activo.”

Como a informações do AIM é gerida e actualizada?


O proprietário/operador do activo deve especificar as informações necessárias no AIM e com que frequência este será actualizado. A regularidade das actualizações dependerá da importância das informações, do custo ou valor da vida útil total e do nível prescrito de gestão de informações (que precisará sempre ser considerado). Por exemplo, dados sobre alterações em sistemas de segurança ou certificação provavelmente exigirão actualizações mais urgentes do que dados de desempenho que poderiam ser actualizados como parte de uma programação periódica. Ter um processo para lidar com actualizações em resposta a tais “eventos desencadeantes” é crucial.

Com essas metas definidas, o AIM é entregue de acordo com a estrutura e os processos transaccionais estabelecidos ou pré-estabelecidos.

Um processo efectivo de gestão de informações, deve ser induzido para manter a integridade do AIM. Um gestor de dados (às vezes chamado de Gestor de Informação) terá a responsabilidade geral de receber informações no Ambiente de Dados Comuns CDE e, em seguida, publicará para que esteja disponível a todos os participantes relevantes.

As informações contidas no AIM precisarão de ser actualizadas regularmente para garantir que as reparações, actualizações, reformas, manutenção ou desactivação sejam reflectidas. As informações de avaliação (relacionadas com desempenho ou risco) também podem necessitar ser actualizadas de tempos em tempos. Mudanças no ambiente mais amplo (incluindo regulamentos, responsabilidades ou propriedade) também precisarão de ser reflectidas.

Que tipo de informações preciso considerar quando desenvolver um AIM?

Ao estabelecer um AIM, há uma série de perguntas que é preciso considerar, incluindo:

Como as informações serão produzidas, agrupadas e mantidas?
Que formato será usado?

Como serão controladas as versões?
Como os dados serão verificados quanto à precisão?
Por quem e com que frequência?
Como serão verificadas as informações quanto à integridade e validadas de acordo com os requisitos de informações do activo?
Como garantir que dados obsoletos, não confiáveis ou indesejados sejam excluídos?

Quem deve ter acesso?
Quem, fora organização, necessitará de acesso (Informações confidenciais ou restritas podem exigir permissões diferenciadas)?

Que estratégia de backup é necessária?
Qual é o plano para a recuperação em caso de desastres e como serão restaurados e com que rapidez?

Como é a interoperabilidade?
Que sistemas precisarão aceder às informações contidas no AIM?

Como as informações serão exportadas e compartilhadas?
Devo utilizar o COBie como formato de importação/exportação?


Será sempre bem-vindo a partilhar e inspirar outros, desde que jogue pelas Regras.

Comentários