O que é um modelo BIM?


Seja qual for a sua posição na indústria da construção, provavelmente já ouviu alguém falar sobre modelos BIM. Neste artigo explico o que é um modelo BIM e o que não é.

O acrónimo BIM significa “Building Information Model” ou Modelo de Informação de Construção. Isto significa que é um processo, uma maneira de trabalhar e não um objecto físico ou uma entidade.

Dentro de um processo BIM, as equipas de projecto contribuem com informação e dados sobre um determinado edifício ou estrutura proposto, num espaço digital compartilhado conhecido como CDE (Common Data Environment ou ambiente de dados comuns). Isto permite que todas as partes que integram o processo de desenvolvimento do projecto tenham acesso para desenvolver, coordenar e contribuir.

“É um processo, uma maneira de trabalhar, não um objecto físico ou uma entidade.”

Dentro do CDE podem ser incluídas normas, planeamentos de execução, mapas de quantidades, estudos de engenharia programas, orçamentos e peças desenhadas. Os desenhos são criados – normalmente – em 3D por diferentes membros de uma das equipas de projecto em áreas privadas, “work in progress”. São posteriormente colocadas num modelo 3D, para serem verificadas, coordenadas e, numa fase final, compartilhadas com as restantes equipas de projecto ou no seguimento do processo construtivo.


Definição Gráfica de CDE 

A informação não gráfica (como especificações, planeamentos, mapas de quantidades, estudos técnicos, etc.), está ligada ao modelo 3D. Quando explora e selecciona diferentes partes da representação 3D, você pode ter acesso às informações agregadas sobre ele. Por exemplo, seleccionando um equipamento de AVAC, pode dar-lhe informações sobre o seu fabricante, custo diário, nível de desempenho e quando vai ser necessário a sua substituição. A mesma abordagem pode funcionar de caminho inverso, seleccionar uma listagem sobre um equipamento e rapidamente ser transferido para a área respectiva do modelo 3D onde esse equipamento se encontra.

O local onde se encontra essa informação agregada denomina-se de CDE. Quando ouvir as pessoas falarem de modelo BIM, é isso que ele significa, um “modelo de informação de construção”. As partes gráficas, quando não vinculadas ou suportadas por dados no CDE são meramente modelos 3D.

A principal diferença entre a abordagem do processo BIM e o processo tradicional, é que a informação é claramente estruturada e mais fácil de encontrar num só lugar. Isso permite que as equipas de projecto forneçam edifícios de maior qualidade, mais eficiência e os clientes finais consigam realmente usufruir em pleno do edifício. Assim podem melhorar o desempenho e afectar de forma positiva e directa os resultados dos negócios, tal como o impacto social.

Concluo com a seguinte chamada de atenção, se conhecer alguém que ainda trabalha de maneira tradicional. Compartilhe este artigo.

Será sempre bem-vindo a partilhar e inspirar outros, desde que jogue pelas Regras.

Comentários